Conversar, dividir pensamentos, sorrir junto de alguém, ter uma rede de apoio para passar por desafios, compartilhar a vida. Difícil não nos sentirmos melhor assim, não é? Relacionamentos positivos, aqueles que nos nutrem, é o elemento que mais potencializa o nosso bem-estar, segundo a teoria de Martin Seligman. Nos trazem a sensação de pertencimento, de acolhimento e nos ajudam a perceber que existem mundos além dos nossos, pessoas com necessidades e valores diversificados.
Novos olhares e pontos de vista colaboram para nos conhecermos melhor e entrarmos em contato com escolhas de vida diferentes das nossas, o que amplia a nossa visão e, muitas vezes, traz à tona uma nova ideia, uma inspiração. Uma boa conversa com escuta ativa, onde não nos preocupamos apenas em falar, mas em escutar o que os outros têm a dizer, onde doamos um pouco de nós por meio de um olhar atento e palavras que dividem o espaço com o silêncio, constrói momentos de verdadeira conexão, pois interagimos emocionalmente, o que nos torna ainda mais humanos.
É muito comum existir uma falta de tempo para estarmos com as pessoas, acabamos esquecendo que todos nós somos fontes de conhecimento e que essa troca é extremamente saudável. Um encontro nos dá a oportunidade de renovação, de aprendizado, de demonstração de amor. Ativamos nossa criatividade e podemos enxergar novas soluções para algumas questões, quando nos dedicamos aos outros e nos preocupamos com as suas necessidades.
Precisamos estar abertos e buscar novas conexões, mas não basta existir uma sintonia forte, é preciso dedicação, disponibilidade, cuidado e interesse. Caso contrário, alguém acaba fazendo um esforço enorme para se aproximar. E se podemos facilitar, por que não? Como disse Seligman, as outras pessoas são o melhor antídoto para os momentos ruins da vida e a fórmula mais confiável de bons momentos.
Imagens: Unsplash & Pexels
Maravilhosa!! Adorei :)